TCC de Psicologia, o primeiro paciente “problemático”.

Desenvolver trabalhos de conclusão de curso é realmente um grande desafio. Dependendo da área, os estudos devem ser mais do que dobrados. Mas são poucas as áreas que legitimam um nível de concentração tão alto como o âmbito da Psicologia. Além de ser uma graduação bem diversificada e ampla, ela obtém detalhes que deixam qualquer estudante de cabelos em pé. Nessa área, o tempo de concentração para estudo é maior, devido as exigências que são realizadas pelo curso e sua magnitude no mercado, mexendo diretamente na condução lógica do paciente.

A procura por alunos que visam cursar a área cresce anualmente no Brasil. Um dos principais motivos que desenvolvem essa indução é a importância que o departamento de psicologia vem obtendo ao longo dos últimos anos para as grandes empresas. Por muitos anos, a observação de aspectos simples na condução de um trabalho, como a postura do colaborador nunca foi muito avaliado. Porém, estudos recentes mostram que a queda de qualidade numa empresa pode ser resultante de alguns fatores decorrentes do pensamento psíquico.

Problemas pessoais e dentro da corporação existirão para qualquer pessoa, independente da forma que ele surgir e sua justificativa. O grande ruído que ocorre na maioria dos casos é a sua diluição para outros campos, como a conduta pessoal em ambientes internos e externos, afetando várias peculiaridades da pessoa, como sua postura e comportamento. Em vários casos é possível observar colaboradores com mal humor, fechados, tendo pouca disposição para trabalhar e viver, podendo estar vivenciando até uma fase depressiva.

No início do século 19, essa conduta era tida como uma doença incurável, ou vinculado a aspectos como “vagabundice”, ou falta na vontade de trabalhar. Mas aos poucos, esse pensamento foi mudando. Insatisfações como baixos salários, falta de padronização para um trabalho, comportamentos políticos da companhia numa empresa e até baixa harmonização dentro da empresa são alguns dos vários exemplos que podem ser vistos. Porém, o desequilibro psicológico pode ser afetado por vetores oriundos da família.

Em boa parte dos casos, a pessoa que não consegue suportar os vários casos que podem surgir começa a enaltecer a fraqueza acima do triunfo, deixando-a em um estado totalmente abalado e pouco progressista. Essa é apenas uma das várias teses que podem existir em diferentes casos psicanalíticos. O estudante da área deve ter como crença, na hora que elaborar um TCC de psicologia, que boa parte dos desafios que serão enfrentados para sua concepção passarão por capítulos parecidos, ou até mais desafiadores.

Psicologia, uma área acadêmica diferente.

Quando entra numa faculdade, o aluno de psicologia normalmente se espanta com a grandiosidade e a história que o curso traz para a maioria de seus estudantes. As teorias criadas e toda sua importância para o desenvolvimento da condução humana no mundo enfatiza a complexidade da graduação.

Durante cinco anos (tem faculdades que aplicam o curso em quatro), os alunos se enturmam com situações bem distintas, aguçando características como criatividade o desenvolvimento de algo novo.

Famosos psicólogos como Freud, Jung, desenvolveram ideologias bem complexas e distintas, onde o entendimento delas pode ser bem abstrato e complexo. Alguns desses dizeres tem um traço único, mas boa parte causa divergência e grandes discussões. E é justamente um dos principais objetivos dos cursos de psicologia na maioria das universidades aguçar o estudante para elaborar bons discursos de defesa sobre tua visão para determinado pensamento, confrontando-o com outras visões e trazendo o aspecto do debate para a sala.

Essa forma de ação faz com que a pessoa tenha maior assiduidade para o estudo de determinado tema. A busca por uma resolução mais concreta de fontes para defender, ou até mudar a ideologia traçada é fundamental para o desenvolvimento de um bom profissional na área de psicologia. Contudo, muitas pessoas não aplicam esse pensamento no seu dia a dia, afetando, diretamente, na conduta dele no momento da realização de atividades mais agudas, inclusive, o TCC de Psicologia.

Detalhes fazem um TCC ser perfeito.

Para a elaboração de um trabalho com tamanha complexidade, são necessárias algumas características que vão muito além do que o estudo (que é a base principal), onde o teu surgimento só pode ser extraído através da conduta da própria pessoa em si. Vontade de estudar e fazer o melhor em torno da atividade é uma regra básica, perto de outras peculiaridades necessárias, como abranger o tema para debates complexos, sabendo ouvir a opinião do próximo e articulando seu pensamento, defendendo sua tese e acrescentando-a – se for válido – com os apontamentos dos próximos.

Bons trabalhos para TCC de psicologia partem de princípios, na maioria das vezes, democráticos. É muito difícil em áreas tão complexas como essa realizar uma atividade sem ouvir a opinião do próximo, elaborando uma divisão das ações de forma justa, equilibrada e inteligente, pois numa equipe é sumariamente importante ter a noção básica da qualidade principal que cada integrante tem e traze-la para enriquecer ainda mais a labuta e transforma-la em algo prazeroso e marcante.