O Direito é, na atualidade, uma das carreiras mais vistas como mais promissoras no Brasil. De fato, em diversos ramos de atuação de um bacharel em direito, como promotoria, judiciário e advocacia, isso é uma verdade, mas não absoluta. Além do cargo de respeito, a área é tida como uma das mais importantes para o progresso do Brasil, em todas as esferas. Mediantes tantos rótulos de respeito e imponência, não é difícil de imaginar o alto número de pessoas tentando migrar aos campos de Direito. Nos cursos de graduação, direto é um dos estudos mais disputados entre os mais jovens. Praticamente todas as universidades tutelam essa base acadêmica como um dos pilares de sustento da entidade, tanto financeiramente, quanto no campo da credibilidade.

Devido a tanto apreço, o Tcc de Direito deve ser analisado e estruturado com cautela, pois a cobrançe sobre seu conteúdo será maior. Isso faz várias entidades de ensino superios elaborem nvas estratégias em suas grades de ensino, sem negligenciar as disciplinas impostas pelo MEC. Todo o processo é trabalhado desde a seleção dos professores até a estrutura do ensino, passando por ambientes como biblioteca e sala de aula. Todos esses detalhes visando ranquear o recinto entre os melhores do país quando o assunto é o curso de Direito. Não é por acaso que se formar em Direito requer altos valores, por conta dos cursos, em suma, são caros e pouco acessíveis para a grande maioria.

No curso de Direito ainda há a dificuldade em se mantér na rotina da universidade, pois além da pressão externa, existe a leva pesada de tarefas para serem realizadas com o máximo de atenção, pois um erro pode levar a perdas irreparáveis, o mesmo se aplica na elaboração do TCC de Direito. Muitos consideram que trabalhar nessa área no Brasil, ao mesmo tempo é respeitoso e louvável, é uma profissão muito difícil de ser exercida, muito por conta de vários fatores que fazem parte desses cenários, como alguns tipos de irregularidades ou as próprias dificuldades impostas pela lei local. 

Para a Execução do TCC de Direito o futuro bacharel deve ter como premissa dois termos constantes e antagonicos em seu ideal, a frieza e o humanismo. Apesar do choque entre as palavras, elas devem ser trabalhadas em perfeita sintonia pelos futuros profissionais. Qualquer tipo de falha em sua comunicação, dificilmente o advogado, promotor ou juíz, será bem sucedido no curso. Por esse motivo, vários estudiosos acreditam que realizar um TCC de Direito se tornou uma das fases mais difíceis para os estudantes.

O sucesso no Direito depende 10% de inspiração e 90% transpiração

O curso de Direito, em geral, tem duração de cinco anos. Em algumas universidades esse tempo pode ultrapassar 6 anos. As matérias que fazem parte de sua grade são complexas, onde a atenção minuciosa é necessário para um bom entendimento dos conteúdos, e ao mesmo tempo, ser realizada um bom filtro de tudo que estiver sendo ensinado. Palavras como concentração e vontade de aprender deve fazer parte de um bom estudante no ramo. Conhecer a lei é muito além do que decora-la, e sim a parte difícil e traduzi-la para o mais leigo, transformando ela numa grande arma contra alguma irregularidade.Para alcançar o sucesso em uma carreira onde o estudante deve passar a maior parte do seu tempo estudando casos e averiguando inúmeros tipos de interpretações existentes para cada artigo da constituição, é realmente uma missão delimitante de tempo, paciência e muita vontade e paixão pela profissão. Contudo, quando ele é alcançado, dificilmente a pessoa terá uma vida com baixos poderes aquisitivos e respeituosidade. Boa parte das pessoas alcançam esse nível, monta seu escritório de advocacia, amplia os negócios, conhece um hall enorme de pessoas, sendo muitas delas influentes em alguma área do capitalismo Brasileiro. Enfim, ganha notoriedade e presença no meio judiciário.

O estudante deve ter atenção acerca de seus trabalhos, em especial do TCC de Direito, pois apesar de ser um trabalho acadêmico, a sua formulação delimita se o futuro formando é um profissional apto para alcançar grandes mercados, consolidando sua competência e inovando em uma carreira tão tradicional. A presença marcante, com argumentos especiais e suas boas ideias nas óticas possíveis em relação aos casos simples ou complexos, são diferenciais de um bom profissional. Para os melhores advogados, o peso da ação é o mínimo.

Ser dedicado, algo notório num estudante de direito.

Uma das maneiras para a definição de um bom profissional é a postura do estudante durante todo o tempo, à sua graduação e todas as suas matérias. É evidente à existência de algumas matérias, cujo conteúdos podem ser considerados maçantes, chatos e de pouca vália. Mas, parte da prerrogativa desses argumentos se embasam na preguiça e no pouco interesse. Um estudante que busca realmente aprender e desenvolver esta carreira como um  pilar substancial em sua vida, deve abandonar a postura de procrastinação, favorecendo o aprendizado e a dedicação.

O TCC de direitio passa por diversas dificuldades, mas que uma vez superadas, de forma coerente e sem cometer nenhum tipo de erro, o sucesso se torna eminente. Dentre as várias explicações básicas para essa afirmação, uma é unanime. O bom profissional não só ama a profissão por falas, mas a executa com clareza e vontade. Ou seja, estudantes que norteiam seu foco 100% concentrado no ramo, mostrando sua vontade em esforços que poucas pessoas fazem, ultimamente, tem o caminho traçado para se tornar um grande diferencial no mercado de trabalho, considerado um dos mais concorridos no país.