O TCC em Administração ajuda a gerenciar os sonhos

Um TCC de Administração é sempre uma revelação ao aluno. Durante sua etapa de produção, o aluno de Admininstração de Empresas consegue ter um vislumbre de seus sonhos, assim como as diversas áreas de atução de um administrador e os temas a serem explorados.

A adminitração nutre o sonho da maior parte da população brasileria em abrir seu prório negócio. Boa parte desses pensamentos são oriundos depois de uma certa idade, onde o primeiro emprego é conquistado. Com o passar dos anos, parte das indicações se voltam à construção de um novo modelo de empresa, criada em estrutura empreendedora. Durante o curso de Administração esses pensamentos são desenvolvidos de maneira mais direcionada ao sucesso.

No TCC de administração, várias características técnicas e sentimentais são absorvidas, em grande parte, nas salas de aula. Os estudantes de Administração conquistam vários aspectos desenvolvimentistas pessoais e no campo do profissionalismo, como novas experiências, a ratificação das finanças como fator diferenciado em uma gestão, o processo de observação de colegas de trabalho, sabendo diferenciar oligarquia e amizade, entre outros demais aspectos.

É comum no curso de Administração boa parte das pessoas chegam a estudar sem ter essas ferramentas em sua base de conduta. Para ser realizada a adaptação, o processo chega a ser, na maioria das vezes, bem longo e árduo. Muitos alunos de Administração desistem do curso por conta dessa mudança, que muitos consideram uma verdadeira romaria rumo ao tão almejado diploma. Diversos estudos apontam as não escolha precisa de diversos alunos na graduação de Administração. Mas se descobrindo, posteriormente, em um dos campos de atuação.

Observando isso, o curso se tornou a área onde existe o maior número de estudantes formados no Brasil. Várias dúvidas pessoais referentes a graduações começam a ser “solucionadas” nesse interim. Porém, devido ao alto número de estudantes formados na área, o mercado no segmento ficou muito enxuto, gerando um baixo índice de oportunidades aos graduados recém-formados. Os critérios de avaliação começaram a ficar mais exaustivos e detalhistas. Muitos estudantes, atualmente, fazem cursos complementares  a fim de  melhorar o currículo e ter condições de competir com os pedidos do mercado atual.

Muitas empresas utilizam como saída principal na diferenciação de um candidato do outro a estrutura do TCC de Administração apresentado, transformando essa ferramenta não somente como o passo final rumo ao tão sonhado diploma, como numa formula à consegue diagnosticar as características de destaque do candidato a vaga. Por ele, muitas empresas “batem o martelo” e definem qual será a pessoa contratada ao emprego. Nunca um trabalho de conclusão de curso teve tanta importância.

Um bom condicionamento mental é tudo!

Durante o transcorrer de um curso, vários obstáculos começam a surgir, como o desenvolvimento de grandes trabalhos, aquela famosa “aula chata”, problemas externos, com a família, falta de dinheiro para pagar as mensalidades, entre outros. Nesse

período, os aprendizados são altíssimos, se a pessoa entender sua real função. Aplicando-se essa conduta, o temeroso TCC de administração é realizado com tranquilidade bem maior aos alunos não adotantes desta postura.

Avaliar cenários administrativos, entender como funciona a lógica de gestão, saber lidar com pessoas de gênios opostos, são características essenciais à um aluno da área, só assimilavél de acordo com o tempo e o estilo de ensino que a faculdade aplica à temas tão importantes e minuciosos. De acordo com alguns professores do ramo, grande parte dos estudantes tem esses detalhes compostos no perfil, mas não sabem aplica-los de forma correta e lógica, trazendo ao ambiente de ensino muita insegurança e até rebeldia.

Para mudanças efetivas, o apoio psicológico é muito importante e necessário a ser aplicado pelos professores do ramo. A maioria tende a ser descrente, de forma muito rápida, com algumas afirmativas, principalmente referente a conquista de empregos no ramo. Enfatizar a eles o passo a ser legitimado depois de muito esforço (muito mais do que a própria pessoa pensa em si) é fundamental, não somente para esse assunto, mas servindo na realização do trabalho de conclusão de curso.

O TCC de um administrador não é um fantasma

As horas mais temerosas ao estudante universitário é a sua apresentação em frente a banca e dissertar todo o conteúdo referente ao trabalho realizado. O peso psicológico é altíssimo, somado com a cobrança de outras pessoas visando executar sua apresentação perfeitamente, sem erros, com muito sorriso e triunfos. Mas alcançar esses preceitos é necessário uma série de passos visando objetivar tal conquista.

Desde o início, as palavras calma, paciência e democracia devem estar instauradas no seio do trabalho. Nenhum TCC conseguirá sair perfeito se a equipe não tiver sintonia na execução de toda a atividade. A definição do tema, na maioria das vezes, é o ponto de maior ruído e estresse numa equipe. Uma avaliação condizente, necessita de comportamentos alheios aos interesses pessoais.