Dicas para deixar seu TCC pronto

A tradução do termo TCC seria trabalho de conclusão de curso; ele é obrigatório pelas instituições de faculdade para dar como concluído o seu estudo – seja graduação, pós graduação e outros tipos de modalidades. Para dar início a um trabalho de conclusão de curso, é necessário ter em mente o tema a ser elaborado. Ele pode ser em grupo ou não, depende da sua instituição de ensino. Muitas faculdades solicitam um pré-projeto, antes do trabalho pronto, que é como um rascunho, em que você terá que fazer um esboço do que será realizado na conclusão do curso.

Um TCC, em geral, elaborado na forma de dissertação, muitas vezes bibliográfica, o TCC tem como proposito analisar o conhecimento do aluno na área escolhida de atuação. Alguns alunos seguem o caminho de elaborar pesquisas de campo, como estudantes de administração. Mas outras especializações, como medicina, podem gerar uma face de projeto de conclusão de curso oposta.

Em um TCC pronto, a chance de haverem erros de digitação, diagramação e adequação ás normas da ABNT é imensa. Por esse motivo, é imprensidível que seja revisado em cada uma das etapas, garantindo a perfeição em cada trecho do trabalho.

Deixe seu TCC pronto o mais rápido possível

O TCC, ou trabalho de conclusão de curso, por ser a última etapa do estudo acadêmico, precisa ser aprovado, obtendo uma nota elevada. Outros cursos, como pós-graduação, MBA, EAD e tecnólogos, também exigem o trabalho final para a conquista do diploma. Apesar de existirem diversas configurações de TCCs, em qualquer um dos casos, os alunos sempre deverão seguir as orientações de um professor responsável, que será o seu orientador de projeto. Alguns alunos têm dificuldade em escolher um tema para desenvolver. Para facilitar essa primeira parte é necessário ter como base afinidade com o tema, objetivo do seu tema e a existência de bibliografia suficiente.

O aluno deve iniciar o TCC o mais cedo possível. Não é aconselhável adiar as estapas para a criação dos TCCs, pois existem prazos que devem ser cumpridos, e o não cumprimento, pode levar a reprovação. O TCC pronto será enviado à uma banca examinadora, com professores formados na área, avaliando tuco acerca do trabalho, desde como foi expressa a ideia, até a apresentação.

 

O TCC e seus pontos cruciais

Um TCC pronto conta com duas questões que não podem ser negligenciada: A formatação e ações de plágio. Segundo a constituição federal é considerada uma atitude de cunho criminal, pois ela é coirmã da fraude. O trabalho deve ter em sua concepção várias partes que o norteia, desde o início do resumo até as referências bibliográficas, apresentando a introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão. Tudo dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A escolha do grupo interfere no TCC final

O TCC pronto pode levar muito tempo. Este período será de contato direto com os orientadores e membros do grupo. A escolha das peças que compões o time para a elaboração do trabalho é crúcial, portanto escolha pessoas com vontate de aprender, dispostas a ajudar em pesquisas mais densas, não usando somente a internet. Pesquisas superfíciais deixam o trabalho de conclusão de curso fraco e escasso de referências positívas. A criação de cronogramas e a divisão das tarefas entre os membros, assim como ensaiar e desenvolver  uma boa apresentão, ajudará a estreitar os laços de cada componente, fundamental para o futuro do TCC.

.