A resenha crítica é um texto resumido de um determinado tema, capítulo de um livro, filme, podendo ser também um resumo de uma peça de teatro ou determinado espetáculo, somente se detém na informação ao leitor. No entanto além de se fazer o resumo da obra, se faz uma avaliação da mesma, expondo sua opinião, destacando as partes positivas e negativas, e tem como objetivo principal a divulgação de informações sobre obras culturais, e por isso, se torna um conteúdo efêmero, ou seja, são opiniões passageiras e transitórias.

Uma resenha não é apenas um resumo informativo de um texto, e sim, uma interpretação do mesmo, dependendo da capacidade o resenhista de relacionar todos os componentes lidos da obra escolhida com outras obras e ideias de outros autores, e desta forma, se estabelece uma comparação.

As resenhas críticas dependem de espaços reservados para elas, em geral curtos, o que limita seu tamanho. Em alguns casos, a argumentação pode ser mais longa, desde haja necessidade e espaço para tal. Deve constar de título; referência bibliográfica da obra; dados bibliográficos do autor da obra resenhada; resumo, ou síntese do conteúdo e a avaliação.

Resenha Crítica - Como iniciar

Para iniciar a elaboração de uma resenha crítica, primeiramente deve citar a obra a ser resenhada, ou escrever algum parágrafo contido na obra. a opnião a ser expressa na resenha deve ser apresentada desde o início, estando presente desde o primeiro parágrafo do texto, de forma em que o resumo e a crítica do resenhista se unam. A argumentação pode ser feita de forma respeitosa, moderada ou até agressiva. No entanto, deve-se aceitar o fato de que o próprio autor pode ser alvo de uma resenha contraposta, acerca de sua própria dissertação.

Modelos de Resenha Crítica

Os melhores textos transpassam a ideia e a impressão sobre a obra resenhada. O autor pode adotar diversas maneiras para que isso aconteça, mas ainda existe algumas regras que devem ser cumpridas. Um dos modelos mais comuns é:

Título da Resenha: O homem por trás das fotos 
Livro: Elixir (Hilary Duff)

Para se fazer a referência bibliográfica de uma resenha deve-se escrever da seguinte forma:

  • Nome do autor
  • Título da obra
  • Nome da editora
  • Data da publicação
  • Lugar da publicação
  • Número de páginas
  • Preço (quando constar)

A resenha crítica deve ser elaborada por um profissional que tenha domínio no assunto relacionado e também juízo crítico. Apesar disso, nada impede que estudantes busquem o desenvolvimente de suas habilidades analíticas em resenhas.