Os temas para monografia de pedagogia, em geral, estão entre novos métodos de ensino, assim como as melhores maneiras de aplicar as formas já conhecidas.A Educação foi uma das áreas destacadas na política democrática nacional, fundada nas disposições constitucionais relativas aos direitos contemplados pela ordem social (Título VIII, capitulo 3, seção I, artigos 205 e seguintes da Constituição da República Federativa do Brasil).

Como um dever de toda a sociedade, a educação segue os princípios de igualdade, liberdade, pluralismo de ideia e de concepções pedagógicas, convivência de instituições públicas e privadas, gestão democrática no ensino público, garantia de padrão de qualidade, entre outros.

As monografias de pedagogia podem seguir as linhas em suas modalidades. Alguns futuros pedagogos, não necessáriamente, utilizarão os seus recém adquiridos conhecimentos em aplicaçõs tradicionais. Sempre que há a necessidade de se ensinar, é possivel aplicar técnicas e estudos direcionados. Exemplo disso são professores de áreas não acadêmicas, como dança e informática. 

A Pedagogia se inscreve, assim, em um contexto de responsabilidade e cuidados importantes que colocam o aluno em contato com a cidadania e com a participação social.

Monografias de pedagogia tem uma solicitação contínua, dada também a ampliação desse campo de práticas, com uma diversificação enorme. A matéria em sua aplicação clássica, empregada ainda no ensino fundamental e médio vem compartilhando espaço com outros tipos mais modernos, como a educação a distância (EAD), a proposta de jogos associados ao ensino da Matemática ou o uso de tecnologias e mídias de computação nas salas de aulas, entre outras práticas que vêm sendo desenvolvidas.

Tehné Didaktik e sua relação com os temas de monografias de pedagogia

A tehné didaktik, ou seja, a didática é uma arte e uma técnica de ensino e esta vem sendo modificada de maneira rápida a partir da introdução de novas tecnologias de informação e comunicação.. A construção e avaliação de novas estratégias metodológicas de ensino é uma das preocupações que se quer marcar neste brevíssimo comentário.

Segundo os educadores mais ativos, os líderes educacionais precisam compreender que toda ação eficaz é, antes de tudo, a ação muda a consciência: a própria e a dos outros. Eles precisam mover-se dentro da sociedade e fazer os outros se moverem com uma larga consciência de suas significações, de seus impedimentos e, sobretudo, de suas possibilidades.

São diversos, ainda além dos temas de pedagogia, os tipos de trabalhos que recebemos nesta área, para citar alguns apenas, indica-se pedidos de Papers, Planejamento Pedagógico, metodologias de EaD, pesquisas de tecnologias educacionais, investigações empíricas em disciplinas especificas, pesquisas bibliográficas de literatura sobre determinado tema, estudos sobre currículo escolar e gestão de ensino em escolas e universidades.