A Monografia de Contabilidade é uma ciência inexata

Os temas para monografias de contabilidade são inexatos, por unirem diversos fatores presentes em outras áreas da administração. Outro fator que torna seu trabalho inexato é sua complexidade e excesso de opções.

A ideia em uma monografia de contabildiade pode ser explorada de diversas maneiras.  Presente na maioria dos segmentos, a tematização de uma monografia voltada à essa área não deve ser tão complicada. A melhor escolha por trabalhar com temas de contabilidade, é que sua variedade não costuma sofrer com grandes alterações motivadas a partir do tempo; Ou seja, qualquer tema abordado não terá problemas em sua análise por causa dessa característica. Mas esse leque de opções também podem se tornar um grande problema:

“São tantas às opções que fiquei sem ideia nenhuma!”

Com as inúmeras possibilidades de temas de monografias de contabilidade, alguns estudantes acabam perdidos, sem qual dos temas abordar. E mesmo com essa definição, qual dos caminhos é o ideal para seguir e explorar as ideias. 

Calma, nós vamos conseguir. Pelo fato da contabilidade andar lado a lado com a administração, é interessante que possamos traçar uma linha de pensamento para podermos acompanhar assuntos do momento ou que sempre despertam uma boa discussão. Como, por exemplo, contas públicas, investimentos de grande porte às áreas em ascensão (como a informática), economia internacional, entre tantos outros tópicos fomentadores de manchetes diárias dos grandes jornais espalhados pelo país. Mas o ideal é que os temas sejam estudados, subdivididos dentro dos assuntos, e daí encontrado o tão esperado tema à sua monografia. Desta forma você garante um grande nível de conhecimento sobre o episódio, além de apresentar uma análise interessante à sua banca.