Para realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) é importante que o acadêmico esteja ciente de que terá desenvolver uma pesquisa bibliográfica.

A pesquisa bibliográfica é necessária para coletar os dados que irão compor a parte teórica do trabalho. Os dados da pesquisa bibliográfica são coletados em revistas, jornais, artigos científicos, livros, dicionários,  teses, dissertações.

Após escolher o tema que será abordado no trabalho acadêmico é preciso pesquisar em bibliotecas ou na web quais materiais serão utilizados para fundamentar o assunto.

Ao pesquisar , o aluno irá se deparar com uma grande quantidade de materiais que servirão ao propósito da pesquisa, no entanto, terá que avaliar quais terão prioridade e que melhor fundamentam o tema escolhido.

Após a seleção do material a ser utilizado, o acadêmico deverá realizar  fichamento dos textos.

O fichamento é uma forma de realizar o registro do material que foi selecionado e lido. No fichamento são destacadas as principais idéias do texto que o autor utilizou.

No fichamento deve constar o nome do trabalho, o assunto, o objetivo e o desenvolvimento do assunto e a referência bibliográfica. Pode-se extrair o pensamento do autor que será inserido no texto em forma de citação direta. Para isso deve-se indicar a página e escrever este trecho entre parênteses.

O fichamento é uma síntese das principais ideais usadas pelos autores e que contribui para o acadêmico organizar seu estudo, sendo uma fonte de pesquisa para o desenvolvimento do TCC.